Foto Tiago Maestro
Com o tema mulher negra: desafios da luta contra a pobreza e a discriminação, modernismo, pos modernismo e multiculturalismo, a União de Negros Pela Igualdade-Unegro, e o Movimento Afro-Brasileiro de Amparo-MABA, promoveram o curso de formação Clovis Moura, no Auditório dos Sindicato dos Metalúrgicos de Amparo.
Elemento de formação política, o curso tem percorrido varias cidades do interior e os temas são variados. A vice Presidente da Unegro e Rosa Anacleto, deu uma aula sobre a questão da mulher negra na atualidade. A aula ocupou o período da manha. Na parte da tarde foi debatido os documentos da Unegro, visando o Congresso Nacional da entidade que vai acontecer em novembro na cidade de Brasília.
Foto Tiago Maestro
Os militantes e filiados tiveram a oportunidade de ler e debater o documento que vai reger a entidade nos próximos cinco anos., Rosa Anacleto fez uma balanço da questão internacional e Raimundo (Ray) do MABA, fez a um balanço da entidade e apresentação da conjuntura nacional sobre o documento que foi amplamente debatido pelos presentes. O tema do congresso este ano é o “Negro Compartilhando Poder”.
A população negra no Brasil, conforme dados do IBGE 2010, é composta por 50,7% da população brasileira, maioria, mas ainda continua a ocupar índices negativos na estatística, quando comparada a população não negra. Esse é um fenômeno que tem prejudicado o desenvolvimento da nação a Unegro através de seus documentos faz a denuncia e entende que o pais só se tornara uma grande nação quando olhar para essa parte importante da população que desde o período escravista foram excluídas de direitos.
Foto Tiago Maestro
Tiago Maestro (Mtb 58673/SP)
Por Raimundo Ribeiro da Silva (Ray)
Secretario de formação do Comite Municipal do PC do B de Amparo.
Presidente do MABA - Movimento Afro-Brasileiro de Amparo.
Ouvidor Publico da Prefeitura Municipal de Pedreira.
Coordenador Estadual de Direitos Humanos-UNEGRO-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário