Total de Visitas

26 de março de 2012

Saúde Mental possui quatro mil cadastrados.

Serra Negra.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a área de Saúde Mental de Serra Negra é composta por duas unidades de atendimentos: o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, no Bairro do São Luis e o Ambulatório de Saúde Mental, da Praça Lions Internacional e recebe encaminhamentos de toda rede municipal de serviços, bem como de hospitais psiquiátricos e saúde privada.

Cerca de 4.000 usuários cadastrados no serviço. O Ambulatório de Saúde Mental oferece atendimentos na área de psiquiatria para crianças, adolescentes e adultos, tanto atendimentos individuais como em grupos, com crescente demanda pela procura dos serviços.

A equipe de profissionais é composta por médica psiquiátrica, médico prescritor e psicólogos, além de profissional estagiária na área de psicologia e profissional na área administrativa que concentra os trabalhos de recepção e encaminhamentos aos agendamentos com os profissionais, como também os encaminhamentos às internações psiquiátricas quando necessário.

Na área de psicologia, os trabalhos desenvolvidos em grupos são coordenados por profissional responsável em encontros semanais, sendo as pessoas encaminhadas ao acompanhamento após avaliação prévia em atendimentos individuais.

Os grupos psicoterapêuticos atualmente desenvolvidos são voltados ao apoio e orientação aos problemas relacionados com: ansiedade, familiares, adolescência (masculino, feminino), relacionamentos, interpessoais, fase de mulher (50 anos em diante), o cuidar de outras pessoas (cuidadores), para pais e responsáveis e grupo para uso e abuso de drogas.

Na questão dos cuidados e atenção ao uso e abuso no consumo de drogas, há grupos desenvolvidos para pessoas que buscam parar ou reduzir o consumo destas substâncias, voltados à orientação e tratamento do alcoolismo e de outros drogas, com previsão de reabertura de grupo especifico para os cuidados com o tabagismo.

Atualmente, o grupo voltado para as questões do alcoolismo comemora o sucesso dos participantes que frequentam com assiduidade, apresentam estado de abstinência, ou seja, pararam de consumir álcool e podem relatar a melhora geral em sua saúde e qualidade de vida com grande satisfação.

Tais resultados são frutos do empenho conjunto dos usuários do serviço atendidos, dos profissionais e a dinâmica de apoio mútuo que acontece na troca de experiência nos grupos.

Há previsões da abertura de novos grupos em avaliação pela equipe que se reúne semanalmente para avaliar a qualidade dos serviços e a demanda da população que chega ao serviço, sendo que a equipe também conta com supervisão clinica externa que orienta quanto ao direcionamento dos trabalhos e na melhoria de qualidade dos trabalhos apresentados.

Por mcamargo.

Nenhum comentário: