Total de Visitas

25 de abril de 2012

Brasília faz 52 dois anos acumulando desigualdade social

Com um PIB per capita de cerca de R$ 50 mil reais, um dos maiores do país, Brasília completou 52 anos neste sábado (21) liderando também índices de violência e desigualdade social. Sem um potencial econômico próprio, a capital do Brasil vive às custas de um Fundo Constitucional custeado por todos os brasileiros, que pagam para a cidade ser o que é. Por exemplo, para cada 10 reais gastos pelo governo do Distrito Federal, R$ 4 são desse fundo. 

Em contraste com a prosperidade da cidade que ganha força com altos salários do funcionalismo, a segunda maior favela do Brasil fica por aqui. A Comunidade Sol Nascente, em Ceilândia, possui 57 mil moradores e só perde o posto para a Rocinha, no Rio.

Além disto, a taxa de homicídios em Brasília entre homens de 15 a 29 anos é de 121 mortos para cada 100 mil habitantes. No Brasil, a média é de 94 para cada 100 mil.

"De certa forma essa desigualdade provém da forma com que hoje se montam os salários da administração pública em relação ao setor privado. E ao mesmo tempo pela forte atração de brasileiros que vêm para cá, infelizmente, desconstituídos de empregos decentes" explica o Marcio Pochmann, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Da redação, com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: