Total de Visitas

5 de abril de 2012

Economia, ciência e Rio+20 são temas de viagem de Dilma aos EUA

A presidente Dilma Rousseff viaja no domingo (8) para os Estados Unidos, em viagem oficial em retribuição à visita do presidente norte-americano, Barack Obama, há um ano ao Brasil. Dilma permanecerá por dois em Washington e Boston.

A pauta de discussões com Obama incluirá a crise econômica internacional, a Conferência Rio+20 e o programa Ciência sem Fronteiras. A ideia é estabelecer uma relação mais equilibrada entre brasileiros e norte-americanos. 

A presidenta pretende mostrar a Obama que o equilíbrio global também está associado à união de brasileiros e norte-americanos nos esforços para combater os efeitos da crise, aprofundando parcerias e acordos de cooperação. Em momentos anteriores, Dilma tem ressaltado que é impossível pensar em soluções amplas, sem incluir todos os países.

Em relação ao comércio bilateral, Dilma defenderá a busca pelo equilíbrio entre Estados Unidos e Brasil. Os norte-americanos estão, ao lado dos chineses, entre os principais parceiros comerciais dos brasileiros, mas há ainda um desequilíbrio da balança comercial, favorecendo os Estados Unidos. No ano passado, entretanto, houve um acréscimo 33,3% nas exportações brasileiras para o mercado norte-americano.

Dilma deve destacar nas conversas com Obama que o uso de energia renovável e biocombustíveis. A presidente não pretende mencionar as decisões protecionistas adotadas pelos norte-americanos, deixando que o assunto seja resolvido nas instâncias específicas, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, será tema central de uma das reuniões da com Obama e ministros. Dilma vai pedir a Obama o empenho para que os norte-americanos participem de forma atuante do evento.

No que depender das autoridades brasileiras, a conferência vai se transformar em referência mundial na defesa do meio ambiente com desenvolvimento sustentável e inclusão social. A expectativa é que mais de 100 presidentes e primeiros-ministros participem do evento, nos dias 20 a 22. Antes ocorrerão reuniões técnicas e discussões entre integrantes da sociedade civil.

Ao participar da 4ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Nova Delhi, na Índia, Dilma convidou todos os presentes para a Rio+20. Na semana passada, autoridades que participavam, na Argentina, de uma conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) destacaram a necessidade de todos comparecerem ao evento no Rio.

Ciência, tecnologia e inovação

Nas conversas com Obama, Dilma ressaltará a importância das políticas de incentivo dos Estados Unidos para a ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião, ela pretende citar o programa Ciência sem Fronteiras cuja meta é enviar 100 mil pesquisadores brasileiros para o exterior até 2014. A presidente quer ampliar as parcerias com os Estados Unidos para o envio de pesquisadores para universidades norte-americanas.

Durante a visita à Índia, a presidente fechou acordos para aumentar a cooperação entre universidades indianas e brasileiras para o envio de bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. No caso dos indianos, as pesquisas se destacam nas áreas de tecnologia de ponta e indústria farmacêutica.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: