Total de Visitas

31 de maio de 2012

SindMetal quer capacitar novas lideranças para atuar na CIPA das empresas

SEMINÁRIO CIPA E ACIDENTES DO TRABALHO

Seminário realizado na Unifia, em Amparo, discutiu acidentes do trabalho e a atuação do cipeiro.
Preparar e capacitar novos cipeiros nas fábricas metalúrgicas da Região é uma das metas do SindMetal, através do trabalho da Secretaria de Saúde, Segurança e Previdência Social. A entidade ressalta que a luta por melhores condições de trabalho deve ser de todos os trabalhadores, no entanto, a responsabilidade é ainda maior dos cipeiros, que são as lideranças responsáveis diretamente por lutar por um ambiente de trabalho saudável e seguro dentro das fábricas.

Consciente da importância desta formação, no último dia 26 de maio, o SindMetal promoveu, no auditório do Centro Universitário Unifia de Amparo, o seminário “CIPA e Acidentes de Trabalho”. Cerca de 100 trabalhadores e estudantes participaram do mini-curso, que contou com a presença de especialistas e profissionais da área de saúde e segurança no trabalho abordando aspectos como a legislação e âmbitos jurídicos, atuação dos órgãos de saúde do trabalhador, análise de casos, elaboração de mapas de risco, ação sindical, entre outros.

A coordenadora do Cerest Amparo - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador -, Maria Emilia Carra Silingardi, falou sobre as ações de vigilância em saúde do trabalhador na área de atuação do órgão. 

O engenheiro da Vigilância em Saúde do Trabalhador e Acidentes do Trabalho –VISAT - da Prefeitura de Pedreira, Fernando Chrisanto Soares, o advogado especialista em Direito do Trabalho Edson Luiz Netto e o engenheiro de Saúde e Segurança no Trabalho Eduardo Martinho Rodrigues completaram o time de palestrantes do seminário. Além deles, o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú, fez a abertura e encerramento do evento, ao lado de Osvaldo Leme, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares de Serra Negra, que apoiou a realização do curso.

A participação foi gratuita e aberta a todos os trabalhadores e interessados no tema. U m vasto material foi disponibilizado aos alunos através do Portal dos Trabalhadores e, ao final, eles receberam os certificados pela participação integral no Seminário.


VEJA AS FOTOS DO CURSO CLICANDO AQUI OU ACESSE O SITE


http://www.portaldostrabalhadores.com.br/

https://picasaweb.google.com/109507108470782697561/CursoDeCIPARealizadoNaUNIFIAAmparoNoDia26052012FotoTiagoMaestroMtb58673?authuser=0&feat=directlink

POR: BRUNO FELISBINO / FOTOS: TIAGO MAESTRO

Nenhum comentário: