Total de Visitas

20 de junho de 2012

Convenção define Isaura Lemos candidata à Prefeitura de Goiânia

 
Com a participação de mais de 300 pessoas, o PCdoB de Goiânia realizou a sua Convenção Eleitoral que aprovou, por unanimidade, a candidatura de Isaura Lemos à Prefeitura de Goiânia e também a chapa de vereadores composta por 53 nomes que irão disputar a eleição municipal deste ano. A definição de coligações será apresentada até o dia 30 de junho.

A Convenção Eleitoral ocorreu na manhã deste sábado, 16, no Auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, região Central de Goiânia. O encontro teve início às 8 horas, com o credenciamento dos participantes, café da manhã e com a exibição de vídeos da história do Partido e da Propaganda Partidária Nacional e Estadual. 

Após a composição da mesa com Ronald Freitas, do Comitê Central, com o vereador Fábio Tokarski (presidente do PCdoB de Goiás); Cristiano Morais (secretário-geral do Partido Verde -PV); Euler Ivo (secretário estadual de organização do PCdoB); vereadora de Goiânia, Tatiana Lemos (Líder do PCdoB na Câmara) e com a presidenta do PCdoB de Goiânia, a deputada estadual Isaura Lemos, foi apresentado um vídeo que descrevia a trajetória política da pré-candidata à Prefeitura de Goiânia. 

Logo após, a cantora Maíra fez uma bela apresentação do Hino Nacional com a participação de Dú Oliveira (Violão) e Pedro Gaveta (Percussão) e a plateia, animada, cantou junto.

A presidente do PCdoB de Goiânia, Isaura Lemos fez a abertura oficial da Convenção Eleitoral. Dirigente Nacional, Ronald Freitas, do Comitê Central do PCdoB, falou sobre conjuntura internacional e sobre a política nacional do PCdoB. Freitas afirmou que o Partido segue firme no projeto de disputar as prefeituras de pelo menos sete capitais (São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Macapá e Goiânia).
 
Freitas disse ainda que o PCdoB tem propostas para enfrentar quaisquer problemas concretos que se apresentem na sociedade, e incentivou os candidatos e candidatas à Câmara Municipal a se empenharem no debate político. Segundo ele, a candidatura municipal tem que ser nas ruas, de cada em casa, e os candidatos não podem se intimidar com as barganhas politiqueiras de outros candidatos que compram votos. “Temos que convencer os eleitores que o voto tem que ser consciente, convença o povo. Consigam votos!”, concluiu o dirigente nacional. 

O dirigente estadual do PV em Goiás, Cristiano Morais falou que tanto o PV quanto o PCdoB são partidos que perseguem os mesmos objetivos e que os dois partidos estão em conversação para uma possível composição de chapa nestas eleições.

Presidente do PCdoB de Goiás, Fábio Tokarski falou que Goiás convive com um forte crescimento econômico ao longo dos anos, mas, por outro lado, não há distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida do povo. Sobre o cenário político estadual, Fábio disse que o envolvimento de políticos goianos com a máfia dos jogos ilegais envergonham o Estado e apontou que importantes mudanças políticas são necessárias para uma renovação do poder político em Goiás. “Nós do PCdoB temos as mãos limpas e a consciência tranquila. Isaura vem para mudar a política na cidade de Goiânia”, defendeu.
Tokarski falou também do orgulho que os goianienses têm de sua cidade, mas que enfrenta também várias debilidades como outras cidades do Brasil, como a violência contra os jovens e da falta de projetos sociais voltados para as comunidades. Tokarski criticou ainda a influência do poder econômico nas eleições e a compra de votos. Segundo ele, o PCdoB fará uma campanha baseada unicamente em propostas.

Votação

A ex-deputada Denise Carvalho fez a condução da votação da pauta da Convenção Eleitoral Municipal, como a apreciação da Coligação Majoritária e Proporcional, aprovação da composição da chapa de vereadores e da transferência de poder para a Comissão Política Municipal na busca de composição com outros partidos para coligar tanto a nível majoritário, quanto proporcional, até o dia 30 de junho. Cada um dos pré-candidatos foram apresentados, assim como sua categoria. “A chapa com 53 nomes contempla, ainda, os 30% da participação de mulheres na chapa”, salientou Denise. Todas as questões colocadas em votação foram aprovadas pelos delegados e delegadas presentes no plenário, por unanimidade.

Com muita festa os militantes comemoraram a aprovação unanime do nome de Isaura Lemos, como candidata do PCdoB na disputa à Prefeitura de Goiânia e da composição da chapa de vereadores.

Pronunciamento de Isaura Lemos

Já como candidata do PCdoB de Goiânia, Isaura Lemos fez um pronunciamento de agradecimento, saudação aos militantes e fez uma apresentação da realidade vivida pelo povo brasileiro, e das pessoas que vivem na cidade de Goiânia. Essa candidatura não é apenas demarcação de campo. Viemos para competir e apresentar à sociedade goianiense que temos melhores propostas e a coragem de coloca-las em prática”, ponderou a deputada. 

Com o slogan, “Governar a cidade é cuidar das pessoas”, Isaura Lemos discorreu que Goiânia é uma cidade polo da região metropolitana e que o povo passa por necessidades de todas as ordens, para estas pessoas, disse Isaura, é que deveremos dar prioridade, e as soluções e medidas devem ser inovadoras e criativas.

Segundo Isaura, nenhuma administração de Goiânia até agora se preocupou em alterar ou crescer a arrecadação, a receita, pois Goiânia tem 60% de suas atividades produtivas voltadas para o setor de serviços e da indústria de transformação. “Para desenvolver nosso município, precisamos gerir recursos com uma gestão planejada estrategicamente para essa meta, e para isso, o nosso lema será priorizar o interesse da maioria e não os interesses particulares ou de empresas, precisamos dar respostas eficientes aos problemas que vivem a ampla maioria dos moradores de nossa cidade”.

Isaura ressaltou que a Saúde é um grande desafio apontando pela população e que merece atenção especial para transformar o quadro geral de colapso que vive o atendimento público de saúde. Outra questão primordial para a candidata é o sistema público de transporte e de engenharia de trânsito. Também é fundamental o cuidar de todos e todas no acesso a educação de qualidade, começando pelos Cmeis e Escola de Tempo integral, cuidar da juventude que sofre com a violência e com o ambiente das drogas também foram citados por Isaura como prioridade para melhoria da qualidade de vida da população goianiense. 

A candidata Isaura finalizou seu pronunciamento dizendo que uma cidade que cuide das pessoas, que priorize o ser humano é o cerne de sua objetividade. Disse ela: “Para garantir uma governabilidade realmente popular é que tomei a decisão de ser candidata. A minha trajetória de vida apenas confirma essa firmeza, firmeza de projeto, firmeza de sonho, firmeza de estar lado a lado com o povo”.
Representações sociais presentes

Grandes lideranças do movimento civil e social participaram da Convenção Eleitoral, como Luiz Carlos Orro(membro do Comitê Central, ex-secretário de Esporte e Lazer de Goiânia); Ivete Barreto (do Conselho Federal de Enfermagem); Alan Francisco de Carvalho (presidente do Sinpro – Sindicato dos Professores); Egmar José de Oliveira (vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça); Geraldo Santana (presidente do Conselho Estadual de Educação); Geraldo Profírio (Presidente da Fitrae-BC); Dila Resende (presidenta do Centro Popular da mulher e do Conselho Estadual da Mulher de Goiás); senhor Zezinho do Araguaia (presidente do Instituto de Apoio aos Povos do Araguaia); Professora Lúcia Rincon (Presidente da Apuc- Associação dos Professores da Universidade Católica de Goiás); Jéssica Wuiner (Presidenta da União Goiana dos Estudantes Secundaristas-Uges); Erveline Batista (Presidenta da UJS); Valdenir Vieira de Sousa (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em funerárias e Cemitérios do Estado de Goiás – Sinef); Ailma Maria de Oliveira (presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/GO); Paulo Gama (Superintendente do Ministério do Trabalho); Wilson Hermuth (presidente do Cecaf); Celma Grace (presidente do Instituto Ana Carol, Cooperativa Bordana e Associação dos Moradores do Conjunto Caiçara); Valtuídes Mendes (vice-presidente da CONAM); Prof. Nivaldo Santos (Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás); Helder Meira Ferreira (presidente do Sindimetru – Sindicato dos Motorista e Empregados do Transporte Rodoviário e Urbano de Goiânia e Aparecida); Diretores do Sinti-Ifesgo (sindicato dos trabalhadores da Universidade Federal de Goiás; entre outras lideranças comunitárias, de Assistência Social, Associação de Idosos, Conselheiros Tutelares, Entidades Estudantis, direção do PCdoB em outros municípios.

Da redação local, Eliz Brandão para o Portal Vermelho.

Nenhum comentário: