Total de Visitas

30 de dezembro de 2012

Embrapa e Unicamp: parceria para enfrentar mudanças climáticas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram um contrato de cooperação que prevê a utilização conjunta da chamada Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (Umip GenClima). A parceria é voltada à geração de tecnologias genéticas e biotecnológicas para o desenvolvimento de plantas melhor adaptadas às mudanças climáticas.

Esta é a primeira unidade mista de pesquisa envolvendo a Embrapa e um projeto de pesquisa em instituição acadêmica. 

Para Paulo Arruda, professor titular do Instituto de Biologia (IB) e pesquisador do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG), comenta que a agricultura brasileira está passando por uma grande revolução nos últimos dez anos. Segundo ele, muitos avanços são proporcionados pela biotecnologia, através da inserção de genes em plantas que conferem resistência a insetos e agora, por exemplo, já atuando com variedades resistentes à seca.

Esse será um dos temas sobre o qual se debruçarão pesquisadores da Unicamp e da Embrapa. Segundo o professor Arruda, a ideia é unir esforços para formar um laboratório que tenha condições de desenvolver tecnologias que contribuam para a Embrapa enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, que certamente trarão condições limitantes ao desenvolvimento das plantas e à produção agrícola.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, afirma que “a grande ênfase será descobrir mecanismos e artigos de base biológica que possam ajudar a agricultura a se adaptar a uma realidade de ambientes cada vez mais desafiadores”. As atividades do laboratório , expõe, irão contribuir com programas de melhoramento genético da Empresa.

“Vamos descobrir os genes que existem nos mais diversos organismos, que possam ser de alguma forma introduzidos em plantas para que elas possam tolerar os ambientes estressantes”, ressalta Paulo Arruda.

Projeção

De acordo com a Unicamp, será criado um ambiente que possibilite uma forte interação entre pesquisadores e estudantes em torno de pesquisa e desenvolvimento de produtos que devem chegar ao mercado e beneficiar a sociedade como um todo. A Unidade Mista ficará sediada no Polo de Pesquisa e Inovação da universidade, em uma área de cerca de 2.500 metros quadrados.

A Umip GenClima foi implantada com vistas a identificar e validar novos genes de alto valor biotecnológico e levar a construções genéticas que possuam valores científicos e comerciais. Esses novos genes podem ser transferidos por meio de transformação genética para variedades comerciais de plantas desenvolvidas pela Embrapa.

Um grupo de 15 pesquisadores das duas instituições já trabalha nesse processo, utilizando os laboratórios da Unicamp e da Empresa, com a possibilidade de agregar novos grupos de pesquisas que estão interessados em se juntar a eles. Estima-se que num prazo de três a quatro anos a Umip congregará por volta de 70 a 80 cientistas.

Haverá ainda um conselho que não terá atividade executiva e sim estratégica nessa unidade, composto por membros da Unicamp, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). O conselho terá a missão de estabelecer as estratégias de curto, médio e longo prazo.

Fonte: Unicamp

Nenhum comentário: