Total de Visitas

31 de dezembro de 2012

Hu Jintao destaca recuperação da China em discurso de Ano Novo


Em discurso proferido nesta segunda-feira (31), o presidente da China, Hu Jintao, destacou a superação das dificuldades apresentadas neste ano pelo país. O presidente também lembrou a realização do 18º Congresso do Partido Comunista da China (PCCh), que traçou o projeto para a construção de uma sociedade moderadamente confortável e o aprofundamento da reforma e abertura do país, além de eleger com sucesso, a nova liderança do PCCh.

Hu Jintao
Hu Jintao
Leia abaixo a íntegra do discurso, transmitida pela Rádio Internacional da China

Senhoras, senhores, camaradas e amigos,

Os sinos do Ano Novo estão prestes a soar. À véspera do ano de 2013, me sinto muito contente de expressar, através da Rádio Internacional da China, a Rádio Nacional da China e a Televisão Central da China, os meus votos de Feliz Ano Novo aos chineses de todas as etnias, aos compatriotas das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e de Macau, aos compatriotas de Taiwan, aos chineses residentes no exterior, e aos amigos de todo o mundo.

Em 2012 a China obteve êxitos visíveis no processo de reforma e abertura, e no seu caminho para a modernização. Os chineses foram unânimes em superar as dificuldades. O desenvolvimento sócioeconômico nacional progrediu de forma estável, atingindo avanços em todos os segmentos. A qualidade de vida da população vem melhorando. A China continuou promovendo uma diplomacia múlti direcional, reforçando os intercâmbios e cooperações com outros países, além de participar ativamente na solução de importantes problemas internacionais e regionais, dando assim novas contribuições para a paz e desenvolvimento do mundo.

O ano de 2012 foi também significativo para o processo de desenvolvimento chinês. O 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) e a 1ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do PCCh recentemente realizados traçaram um grande projeto para a construção de uma sociedade moderadamente confortável e o aprofundamento da Reforma e Abertura do país, além de eleger com sucesso, a nova liderança do PCCh. Agora, os chineses estão unidos ao redor do Comitê Central do PCCh, chefiado pelo secretário-geral, Xi Jinping, com a finalidade de concretizar a meta de construir uma sociedade moderadamente confortável.

Em 2013, o governo e o povo chinês vão manter erguida a grande bandeira do socialismo com características chinesas, persistir no conceito de desenvolvimento científico e continuar a transformar o modelo de crescimento econômico, dando um bom início para a concretização das metas estabelecidas no 18º Congresso Nacional do PCCh. Vamos persistir firmemente nos princípios de "um país, dois sistemas", "Hong Kong administrado pelo povo de Hong Kong", "Macau administrado pelo povo de Macau" e alto grau de autonomia, além de aprofundar os intercâmbios e cooperações com as duas regiões, em busca da prosperidade e estabilidade a longo prazo de Hong Kong e Macau. Continuaremos promovendo o avanço positivo das relações entre os dois lados do estreito de Taiwan para beneficiar os compatriotas das duas partes e garantir os interesses básicos da nação chinesa.

A situação internacional vive mudanças profundas e complexas. O desenvolvimento pacífico, a cooperação e uma política de benefícios recíprocos constituem o desejo comum a todos os povos neste planeta. Os países estão cada vez mais dependentes uns dos outros. Ao mesmo tempo, os impactos provocados pela crise financeira internacional foram tão marcantes que a economia mundial manterá um crescimento desacelerado. Alguns países e regiões são dominados pela instabilidade, e o mundo vive momentos de desassossego.

Temos somente um planeta e partilhamos o mesmo mundo. Sua paz e desenvolvimento devem ser promovidos em conjunto pelos povos de diferentes países. O povo chinês vai ser, como sempre, uma força firme em prol da paz e do desenvolvimento mundial. Independente da dimensão da transformação da situação internacional, não será alterada a determinação do povo chinês em perseguir o caminho do desenvolvimento pacífico. A China vai continuar promovendo suas cooperações amistosas com outros países, com base nos cinco princípios de coexistência pacífica. Estamos também empenhados em promover soluções por meios pacíficos das questões internacionais e regionais, levar a economia global a retomar um crescimento forte, sustentável e equilibrado, assumindo a responsabilidade de grande país.

Acredito que possamos levar adiante a nobre causa de promover a paz e o desenvolvimento mundial, e possamos elevar de forma contínua o bem-estar de todas as nações, desde que respeitemos a vontade dos povos e sigamos a corrente do desenvolvimento global.

Para encerrar, de Pequim, desejo a todos muita felicidade e saúde no ano novo!

Fonte Vermelho.


Nenhum comentário: