Total de Visitas

31 de dezembro de 2012

PCdoB, 90 anos de lutas e conquistas

pcdob 90 anos
“Os comunistas deram grande contribuição na construção do Brasil. Construíram o Brasil!”. Foi assim que o presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rebelo, resumiu a ação comunista em seu discurso na grande festa comunista dos 90 anos do PCdoB ocorrida no Rio de janeiro, em 24 de março de 2012, perante mais de 2.000 militantes, dirigentes e convidados de todo o país. 


O mês de março foi vermelho, verde e amarelo pelo Brasil afora e a criatividade dos comunistas festejou os 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil com festas, jantares, sessões solenes em corpos legislativos, caminhadas, bandeiraços, torneio de futebol, debates e reuniões partidárias, panfletagens com a Classe Operária, em capitais e municípios do interior - não importa o tamanho da cidade: importou o calor da festa comunista! 

Para Renato Rabelo é um fato inédito na história política brasileira a existência de um partido que completa 90 anos. Renato ressaltou que em nove décadas de existência o Partido sempre defendeu as suas causas e a identidade comunista. E que deixou sua marca de luta, tenacidade e fidelidade ao povo, à democracia e ao socialismo, em todos os episódios da historia republicana desde sua fundação, em 1922. 

Desde a legalidade, reconquistada em 1985, e a eleição de Luís Inácio Lula da Silva - na qual teve protagonismo central desde a histórica campanha de 1989, da Frente Brasil Popular - o papel e as responsabilidades políticas do PCdoB aumentaram, numa conjuntura em que os comunistas são impulsionadores da luta pelas mudanças sociais profundas que o país exige.

A festa dos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil ocorreu nesta quadra em que o partido nunca foi tão forte e respeitado politicamente. Nonagenário, enfrentou ditaduras (a do Estado Novo, entre 1937 e 1945) e a dos generais (de 1964 a 1895) e pago um pesado preço de sangue pela ousadia de defender os trabalhadores, a democracia, a soberania da nação e o socialismo. 

Hoje, com quase 400 mil filiados e forte presença no movimento social, significativa presença institucional em todos os níveis (federal, estadual e municipal), o PCdoB se prepara para novas conquistas e avanços.

Fonte Vermelho.

Nenhum comentário: