Total de Visitas

3 de janeiro de 2013

CHUVAS NO RIO ABREM TEMPORADA DE DESASTRES

:
Baixada Fluminense sofre com transbordamento do rio Capivari; distrito de Xerém, em Duque de Caxias, é o mais atingido; uma pessoa morreu; oito casas desabaram em Angra dos Reis; na região serrana, Petrópolis já tem 40 desabrigados; em Teresópolis, sirenes foram acionadas em cinco comunidades; até quando o Brasil vai deixar de se antecipar a fenômenos naturais tão esperados?

247 - Mais uma entrada de ano e uma nova temporada de tragédias provocadas por um fenômeno natural aguardado desde sempre -- as chuvas torrenciais de verão -- se abre no Brasil. O Rio de Janeiro, atingido neste momento, é apenas o primeiro Estado a sofrer. Uma pessoa morreu em Xerém, na cidade de Duque de Caxias, e já são 400 os desabrigados. No litoral, oito casas caíram em Angra dos Reis. Na região serrana, Petrópolis já registra 40 desabrigados e, em Teresópolis, cinco comunidades encravadas em morros estão sob forte risco. Até quando o Brasil vai esperar pelas tragédias naturais em lugar de se atencipar a seus efeitos.

Abaixo, noticiário da Agência Brasil:

Vladimir Platonow_Repórter da Agência Brasil, Rio de Janeiro – A frente fria que chegou com força na madrugada de hoje (3) ao Rio de Janeiro provocou chuvas intensas na região serrana, no sul do estado e na Baixada Fluminense. Uma pessoa morreu em Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde o Rio Capivari subiu ao nível das pontes e alagou diversos bairros. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Estadual.

Em Teresópolis, as sirenes foram acionadas em cinco comunidades com a subida do Rio Paquequer. Cinquenta pessoas ficaram desalojadas nas localidades do Vale da Revolta, de Perpétuo, Rosário, Caxangá e Pimentel. Em Petrópolis, os rios Bingen e Piabanha transbordaram. Houve escorregamento de terra e pedras nos bairros Independência, Siméria e São Sebastião.

Em Angra dos Reis, no sul do estado, oito casas desabaram e há 32 pessoas desalojadas. Na mesma região, em Mangaratiba, houve rolamento de pedras e um muro desabou, causando destruição em uma casa, na localidade de Conceição de Jacareí. Em Mambucaba, há 100 desalojados.

Chuva deixa pelo menos 40 desabrigados em Petrópolis
03/01/2013 - 10h57


Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pelo menos 40 pessoas estão desabrigadas em Petrópolis, na região serrana do estado, por causa da chuva forte que começou na madrugada de hoje (3). A Defesa Civil do município informou que os rios Piabanha e Quitandinha transbordaram em diversos pontos, espalhando lixo e alagando ruas, casas e estabelecimentos comerciais. Muitas lojas atrasaram o horário de abertura porque estavam alagadas.

Ainda na madrugada, as sirenes instaladas em áreas de risco em Petrópolis e em Teresópolis, município vizinho, foram acionadas e moradores foram encaminhados para abrigos em escolas e igrejas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu alerta para a possibilidade de transbordamento de rios da região.

Em Nova Friburgo também chove, mas por enquanto não há registro de alagamentos, deslizamentos ou pessoas desalojadas.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva em todo o estado vai continuar forte nos próximos dois dias.

Edição: Juliana Andrade

Nenhum comentário: