Total de Visitas

16 de junho de 2014

Bancada feminina do Congresso propõe pesquisa sobre participação da mulher na política.

Em reunião com presidente do Tribunal Superior Eleitoral deputadas sugerem levantamento para saber as razões da baixa representatividade feminina na política brasileira.

  Divulgação/Ascom
Senadora Vanessa Grazziotin, ministro Dias Toffoli, e deputada Jô Moraes discutem realização de pesquisa sobre participação feminina na política.
A maior parte da população brasileira é de mulheres. Dados do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, revelou que 51% da população são de mulheres. Apesar disso, nas eleições de 2010, as mulheres ocuparam apenas 9% dos cargos públicos. Para saber as razões dessa baixa representatividade, a deputada Jô Moraes (MG), coordenadora da bancada feminina na Câmara, a senadora Vanessa Grazziotin (AM), procuradora da Mulher no Senado, e o ministro Carlos Fernando Mathias, que atualmente ocupa a Secretaria de Transparência do Senado, se reuniram com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, para propor um convênio para a realização de uma pesquisa sobre a participação da mulher na política.

A ideia é que o levantamento seja conduzido pelo DataSenado, órgão da Secretaria de Transparência da casa legislativa, com apoio do TSE. A pesquisa ouvirá candidatas e eleitas em todo o Brasil para realizar um levantamento do apoio dado pelos partidos políticos às candidaturas femininas nas eleições de 2014. O resultado da pesquisa ajudará a traçar políticas que ajudem a reverter esse quadro.

"Nós queremos que a estrutura dos partidos políticos favoreça as mulheres. Aumentar a participação feminina na política é a arma para superarmos as desigualdades e as opressões sofridas”, afirmou Jô Moraes.

Segundo o ministro Dias Toffoli, o TSE tem limites legais para agir, “mas aquilo que for possível fazer para incentivar a devida participação das mulheres no processo político, nós continuaremos a fazer”.

Em março deste ano, o TSE lançou uma campanha para incentivar a participação feminina nas eleições de outubro. É a primeira ação institucional do TSE sobre o tema e é fruto de emenda incluída pelo Senado na minirreforma eleitoral (Lei 12.891/2013), aprovada pelo Congresso no ano passado. A lei estabelece que, em anos eleitorais, de março a junho, o TSE “poderá promover propaganda institucional, em rádio e televisão, destinada a incentivar a igualdade de gênero e a participação feminina na política”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Christiane Peres, com informações do TSE

Nenhum comentário: