Total de Visitas

21 de abril de 2012

Esna: encontro sindical latino exalta integração do continente

A convocatória para a 5º edição do Encontro Sindical Nossa América (Esna), a ser realizado entre os dias 21 e 23 de maio, no México, ratifica a importância de a classe trabalhadora articular a integração no continente, como forma de se contrapor à crise econômica internacional e fortalecer sua soberania.
O capitalismo está atravessando uma grande e profunda crise mundial, evidenciada desde 2007-2008 e sem uma finalização a curto prazo. Essa crise está sendo utilizada como chantagem pelas classes dominantes e os organismos internacionais. Em conjunto, as forças do poder mundial assumem decisões contra a qualidade de vida e renda dos trabalhadores e de outros setores populares.

Diante dessa situação, nosso desafio como Esna aponta para instalar um modelo sindical que assuma integralmente a problemática dos trabalhadores, promovendo debates e o fortalecimento de vínculos entre as organizações sindicais territoriais e setoriais, como expressão de um novo sindicalismo que luta pela unidade da classe trabalhadora, para tornar realidade uma perspectiva anticapitalista, emancipadora e pelo socialismo.

O modelo sindical que propomos tem em sua base a "Unidade na ação e na Luta de Nossa Classe Trabalhadora" para transitar desde essa sociedade capitalista em crise, excludente e injusta, para uma socialista, emancipadora, sem explorados e nem exploradores.

Em nossa América está em discussão o modelo produtivo de inserção subordinada na divisão imperialista do trabalho, na qual a região resulta provedora dos bens comuns, os recursos naturais, demandados pelo capitalismo desenvolvido. Esse modelo produtivo define o padrão de consumo que empobrece os trabalhadores e os povos do mundo. Por isso, a partir do Esna lutamos pela distribuição progressiva da renda, e especialmente a distribuição da riqueza. Estamos convencidos que devemos lutar contra o modelo de produção capitalista e definir que são os trabalhadores e os povos que devem decidir o que produzir, para quem e como. É parte inseparável da luta que desde 2008 temos produzido no Esna.

Na América Latina e no Caribe se processa um tempo de mudança política, que constrói uma integração alternativa de caráter antiimperialista, que se manifesta entre outras questões em variadas iniciativas populares; e uma nova experiência de integração estatal de nossa América, que exclui o imperialismo norte-americano.

A presença do Esna na terra de Ricardo Flores Magón, Emiliano Zapata e Pancho Villa se associa à nossa solidariedade com a luta dos trabalhadores do México por seus direitos e contra a agressão das políticas neoliberais, por integrar esse país ao processo de mudança e integração regional.

Por conta desses fundamentos, convocamos o 5º Esna, a se desenvolver entre 21 e 23 de maio de 2012, nas instalações do Sindicato Mexicano de Eletricistas (SME), na Cidade do México, Distrito Federal.

Fonte: CTB

Nenhum comentário: