Total de Visitas

13 de maio de 2012

Chapa 1 vence eleições e Buiú é confirmado presidente do SindMetal pelos próximos 4 anos

VITÓRIA INDISCUTÍVEL
Agora é definitivo e oficial. A Chapa 1 foi eleita com 71% dos votos e vai comandar o SindMetal pelos próximos quatro anos (2012 a 2016).
Agora é definitivo e oficial. Os trabalhadores da Chapa 1 (Democracia e Participação), filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), foram eleitos para comandar o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) pelos próximos quatro anos (2012 a 2016). Depois de uma disputa intensa com a chapa de oposição montada pelo ex-presidente da entidade, o vereador Edison Cardoso de Sá, a Chapa 1 da situação, encabeçada pelo atual presidente José Francisco Salvino, o Buiú, foi aclamada nas urnas pelos trabalhadores das fábricas da base metalúrgica e terminou eleita com 71% dos votos válidos.

A eleição foi realizada nos dias 10 e 11, através de votação nas empresas e nas sedes do Sindicato. Ao todo foram 750 votos de metalúrgicos associados à entidade. A Chapa 1 recebeu 387 votos, enquanto a Chapa 2, apoiada pela Força Sindical, teve 137 votos. Não foram computados os votos de 3 urnas por ter havido divergências relacionadas a assinaturas de cédulas entre os escrutinadores. Foram 6 votos brancos e 11 nulos.
O resultado confirma uma mudança histórica no SindMetal. Após 15 anos de comando centralizador do ex-presidente, no final de 2010 a Diretoria o afastou da presidência por irregularidades cometidas contra o Estatuto da entidade, como nepotismo, abuso de poder, uso pessoal da estrutura do Sindicato, entre outros desvios.

Inconformado com a perda do poder, Edison tentou várias vezes na Justiça retomar o cargo. Sem sucesso. Convocadas novas eleições, ele inscreveu sua chapa mas acabou derrotado nesta última sexta-feira, sendo obrigado a adiar suas pretensões de voltar ao Sindicato pelo menos até 2016.

A diretoria eleita, composta por 24 trabalhadores metalúrgicos da Região, toma posse no dia 5 de agosto.

OLHAR PRA FRENTE

O presidente eleito, Buiú, afirmou que, vencidas as eleições, agora o foco é somente em continuar melhorando o trabalho do SindMetal em defesa dos trabalhadores. “Desde que assumimos temos lutado para construir um sindicato diferente, próximo do trabalhador e incansável na defesa de seus interesses. Avançamos, o metalúrgico reconheceu isso, mas sabemos dos desafios que temos pela frente. Nossa vitória será retribuída com trabalho duro, transparência, democracia e muitas conquistas para os trabalhadores de nossa base”, disse. 

POR: BRUNO FELISBINO

Nenhum comentário: