Total de Visitas

1 de junho de 2012

Lei da Ficha Limpa vai aperfeiçoar instituições, afirma presidente do TSE.

Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante palestra no TRE-GO. Goiânia/GO 01/06/2012 Foto: Ângela Scalon-TRE-GO







A importância da Lei da Ficha para o aperfeiçoamento das instituições brasileiras foi ressaltada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, durante encontro com os juízes eleitorais do Estado de Goiás. 

“A instituição da Lei da Ficha Limpa é um parâmetro de aperfeiçoamento republicano das instituições para o voto livre da população”, disse. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A ministra Cármen Lúcia também frisou que a Justiça Eleitoral foi criada para combater corrupções, mas ressaltou a responsabilidade dos eleitores e dos políticos para a construção de um país ético. “Os cidadãos que votam e os que desejam ser votados que o façam de maneira ética, pois a Justiça Eleitoral quer que o país festeje com grande alegria a democracia”, afirmou.

Ela garantiu que a Justiça Eleitoral em todo o país trabalha em conjunto para realizar eleições que assegurem ao cidadão o direito ao voto e destacou que os tribunais regionais eleitorais devem contar com a Corte Eleitoral sempre. “Contem comigo para o que precisar”, disse.

A ministra também alertou para os desafios de eleições municipais, “sempre mais difíceis e trabalhosas”, e ponderou que os juízes devem sempre “ser mais humildes e mais simples no exercício do cargo e na vida”. “Essa é uma ótima oportunidade de nos reunirmos e falarmos sobre o nosso papel”, convidou.

Ao encerrar Encontro de Chefes de Cartórios Eleitorais, a presidente do TSE entregou o Selo da Qualidade da Justiça Eleitora ao TRE-GO. “Goiás é um exemplo para o país ao receber esse selo”, afirmou. O presidente do TRE-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, lembrou que o tribunal já possui o selo ISO-9000, conquistado em 2006. Para ele, essa nova certificação confirma “os bons trabalhos” desenvolvidos pela Corte Regional.


Mais de 7,5 milhões de eleitores serão identificados pela biometria nas Eleições 2012


RR, com informações do TRE-GO

Nenhum comentário: