Total de Visitas

27 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA CANCELA FESTA DOS 500 DIAS PARA A COPA DE 2014

:
Megaevento que estava programado para acontecer em Brasília, nesta segunda, foi cancelado pelo governador Agnelo Queiroz, em razão do luto nacional decorrente do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fifa expressa confiança na capacidade do Brasil organizar grandes eventos e montar planos de segurança; crise pode ganhar escala internacional

Brasília247 - A tragédia que causou morte de 248 pessoas (o número foi revisado após a confirmação de mortes em hospitais) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, resultou no cancelamento da agenda que marcaria a contagem regressiva de 500 dias para a Copa de 2014. A medida foi divulgada no site do Governo do Distrito Federal, um dos responsáveis por organizar a festa, e expõe a ligação óbvia que um acontecimento como esse pode ter para a imagem do próximo país a sediar a Copa do Mundo.

"Em pesar pela tragédia ocorrida em Santa Maria, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, consternado, determinou o cancelamento do evento, do qual seria o anfitrião e que se realizaria nesta segunda-feira (28), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha", registra o site do governo.

A morte de mais de 200 pessoas por evidentes falhas estruturais na Boate Kiss, em Santa Maria, levou a Fifa a se manifestar garantindo ter plena confiança na competência das autoridades brasileiras. "A Fifa tem total confiança nos planos de segurança do COL [Comitê Organizador Local] e das autoridades locais", informou a entidade. "Muito triste por saber da tragédia no sul do Brasil. Minhas condolências às famílias das vítimas", escreveu o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que está em viagem por Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.

Como notou a emissora americana NBC, a agência de notícias Reuters destacou que os "padrões de segurança e capacidade de emergência estão abaixo das críticas enquanto o país se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016".

Cancelado

O evento cancelado era uma parceria entre o governo local, o Ministério do Esporte, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Organizador Local. A festa para 50 operários da obra teria a presença de representantes das entidades organizadoras – entre eles os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto – e do grupo de percussão Patubatê. Também estava programado o lançamento do poster oficial da Copa do Mundo 2014.

Apesar do cancelamento da festa, uma vistoria no estádio foi mantida para as 11h. Com 87% da execução finalizada, o Mané Garrincha sediará o jogo inaugural da Copa das Confederações, em 15 de junho, além de sete jogos do Mundial de 2014.

Com Agência Brasil

Nenhum comentário: