Total de Visitas

1 de fevereiro de 2013

Trabalhadores dos Correios reelegem chapa da CTB no Sintect-RJ

Na manhã desta sexta-feira (1º) terminou a apuração da eleição do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (Sintect-RJ). A categoria manteve na direção a chapa encabeçada pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que recebeu 1.504 votos.
 CTB é reeleita no Sintact-RJ / foto: divulgação

A eleição ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, por todo o estado do Rio de Janeiro. O pleito foi marcado pela apresentação de dois projetos distintos. A chapa da CTB – Responsabilidade, Independência e Conquistas – manteve firme sua posição em defesa de um sindicato independente da empresa e do governo.

Do outro lado, a chapa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que recebeu 1.279 votos, foi criada com o apoio da direção regional dos Correios. Mais uma vez venceu a unidade dos trabalhadores, com uma vitória conquistada com muita luta na defesa de um sindicato independente.

Para o sindicato, essa foi uma resposta a altura daqueles que queriam a entidade a serviço dos patrões e que não fizesse a luta dos trabalhadores. Foi sem dúvida uma vitória classista e de unidade. O Sindicato continua na sua batalha por melhores condições de trabalho e salário digno para todos.

O presidente eleito para dirigir o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios é Ronaldo Martins, dirigente experiente da categoria, Ronaldão afirmou: ‘’Nos últimos anos alcançamos conquistas importantes para os trabalhadores, marcas como a vitória dos 30% de adicional de periculosidade para os carteiros e a reintegração de centenas de companheiros demitidos injustamente; além da conquista da isonomia para os trabalhadores. Firmamos acordos coletivos de vitória, onde os trabalhadores tiveram uma recuperação real de salário. Queremos dar continuidade ao trabalho e nosso caminho é o da luta classista, independente, e sempre em defesa da categoria’', finalizou o líder sindical.

Nova federação

O Sintect-RJ integra a nova federação da categoria, criada em 2012. Na ocasião, a Secretaria Sindical do PCdoB emitiu nota de apoio por sua criação. Abaixo a íntegra da nota.

Secretaria Sindical apoia nova Federação nos Correios

A Secretaria Sindical Nacional do PCdoB, por solicitação de integrantes da fração nacional dos sindicalistas da ECT, reafirma sua orientação de apoio ao esforço de consolidação da Federação Interestadual liderada pelos sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Bauru.

A luta pela unidade da categoria, objetivo permanente dos comunistas, passa na atualidade pelo fortalecimento da nova Federação Interestadual, majoritariamente identificada com as posições da CTB e que progressivamente passa a ser novo polo sindical de referência para as lutas dos trabalhadores dessa importante categoria.

A presente orientação respeita a autonomia e independência dos sindicatos, considera relevante acompanhar com equilíbrio o tempo político e as dinâmicas internas de cada entidade e objetiva, fundamentalmente, dotar o sindicalismo dos trabalhadores dos Correios de uma nova ferramenta que contribua para o avanço do sindicalismo classista.

Nivaldo Santana
Secretário Sindical Nacional

Do Vermelho-RJ

Nenhum comentário: