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7 de julho de 2013

Copa e crediários aquecem as vendas de televisores LED.


A facilidade de crédito e a realização da Copa das Confederações movimentaram, e muito, o mercado de aparelhos de televisão, principalmente a coqueluche do momento, a TV de LED. Mais fina que a TV de plasma e com melhor imagem, as de LED foram as que mais saíram das lojas desde o início do ano.

  A empregada doméstica Neusa Nunes da Silva comprou sua
TV LED em cinco parcelas de R$ 250 e quer mostrar para a filha.
Neusa Maria Nunes da Silva, que trabalha como empregada doméstica numa residência no bairro Luxemburgo, região Centro-Sul de Belo Horizonte, fez um crediário para adquirir a sua. Deu R$ 250 de entrada e vai pagar mais quatro prestações do mesmo valor.

Dinheiro para isto ela tem, sobretudo com a maior garantia dada às empregadas domésticas pela legislação trabalhista. O local para colocá-la ainda não foi definido. Ela mora no emprego, e ocupa um quarto de menos de 3m². Tem ainda guarda-roupa, cama, mesa e cadeira para dividir o espaço com seu novo presente. “Eu queria ter um aparelho de TV para mostrar para minha filha, que mora no interior e vem passar as férias de julho com parentes em Belo Horizonte”, disse Silva, bastante emocionada.

Assim como Neusa existem milhares por aí. A TV com tecnologia LED tem ainda como trunfo o baixo consumo de energia elétrica, muito menor que as de plasma – 140W no caso da LED e 200W para TV de plasma. Sua espessura não ultrapassa os 3 cm, contra os quase 15 cm do LCD.

Para se entender melhor, LED são pequenas luzes coloridas que compõem a imagem de um televisor. Perto dos concorrentes LCD e plasma, que em seus modelos “top de linha” têm taxas de contraste em torno de 100.000:1 e 1.000.000:1, respectivamente, os números dos modelos LED são impressionantes: 3.000.000:1. Mas, para quem assiste, ao colocar as três tecnologias lado a lado, as diferenças são menos evidentes.

Mesmo assim, vale a pena. Quando se acostuma com imagens de boa qualidade, fica difícil retornar aos modelos antigos. E a empregada Neusa soube disso muito bem, ao ouvir dos patrões suas exigências de qualidade. “Nem imagino mais ver televisão num aparelho daqueles, com uma espessura maior que a tela; daquele jeito não ia caber mesmo no meu quarto”, afirmou.

Copa das Confederações. O mercado soube aproveitar muito bem as oportunidades abertas com a Copa das Confederações. Muitos lojistas aumentaram os preços das TVs LED, evitando dar descontos uma semana antes do início dos jogos. Sabiam que iam ter um público fiel. Quem apostou nesta operação, saiu ganhando.

Um deles foi Ricardo Nunes, dono de várias lojas de eletrodomésticos, com a maior rede de Minas Gerais, a Ricardo Eletro. Comemorou duplamente: a conquista da taça pelo Brasil e o aumento nas vendas. “Nem sei o número certo, mas calculo em 20% o aumento nas vendas”, afirma o empresário.

Tecnologias evoluem a cada ano, de 3D para Smart TV

A indústria de televisores não dá descanso ao consumidor. Desde o ano passado já estavam nas lojas os novos modelos de televisores em três dimensões (3D), também com telas de LED. Muita gente viu a decisão de Brasil X Espanha, pela Copa das Confederações, em três dimensões. E muita gente vai querer ver em 3D a final da Copa do Mundo do ano que vem.

Além da 3D, cujo preço médio de uma 32” está em torno de R$ 1.500, outra novidade entra para valer nos lares brasileiros. É a Smart TV, um aparelho que é mais que uma TV, mais que um computador com internet. Com a geração de TVs Smart 2013, o usuário tem um amplo leque de recursos acionados por voz e movimento. Os televisores entendem mais de 254 comandos de voz – quatro vezes mais que o da linha 2012.

Raio-X do setor de superTVs

- Sotaques
Outra novidade é que as Smarts TVs estão ajustadas para entender diferentes sotaques e regionalismos, um recurso totalmente personalizado para o consumidor brasileiro.

-Copa do Mundo
Fabricantes brasileiros acreditam que 60% da venda de novos televisores em 2014 – ano da Copa do Mundo – serão realizadas no primeiro semestre. E esperam que as vendas destes modelos cresçam 30% no ano que vem, em relação a 2013.

-Consumidores
Os aparelhos de TV já estão em 95,7% das residências brasileiras, segundo a Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.

-Telas
O segmento de televisores com tecnologia LED ainda está em crescimento no mercado. A cada ano, os consumidores vão exigir telas maiores. Hoje, a maior é de 75 polegadas.

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