Total de Visitas

15 de agosto de 2013

Renato: Estamos diante de uma oposição cínica e sem alternativa.

"Estamos diante de uma oposição cínica e sem alternativa", externou Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, ao falar sobre o escândalo do Metrô de São Paulo que envolve um esquema de milhões em desvio de recursos públicos. Na oportunidade, o dirigente falou ainda sobre a vitória da educação com a conquista dos 100% do royaties do petróleo e 50% do fundo social do Pré-Sal para a educação.

Renato Rabelo inciou sua reflexão falando sobre aprovação do Projeto de Lei 323/07, que define 50% de todos os recursos do fundo social do Pré-Sal para a educação e a saúde e a determinação de 75% dos royalties do petróleo para a área da educação e 25% para a área da saúde. “Essa vitória é da educação, mas também é de todo o Brasil”, ressaltou.

Ele ainda saudou a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União da Juventude Socialista (UJS) pela luta travada em torno dessa bandeira. “Uma vitória muito significativa dos movimentos sociais, sobretudo do movimento estudantil. Isso por quê? Porque, historicamente, esse será o maior volume de recursos destinados à educação pública no Brasil. Então, temos muito que comemorar.”

Renato citou a fala da presidenta Dilma Rousseff que destacou que essa vitória é uma grande resposta ao clamor das ruas. “Essa aprovação contou com o irrestrito apoio da presidenta Dilma. E quem ganhou foi a educação. A questão da saúde também está no centro da preocupação, além da destinação dos 25% dos royalties, o Programa Mais Médicos ganha cada vez mais apoio da sociedade, mas essas são medidas emergenciais, que são necessárias em curto prazo.”

Ao reconhecer os esforços do governo para atender a voz das ruas, Renato Rabelo destacou avanços, mas lembrou que “a jornada apenas começou, ainda temos em curso campanhas como a defesa do ‘Saúde Mais 10’. No caso da saúde, por exemplo, defendemos ainda mais recursos. O PCdoB defende que sejam destinados 10% do PIB para a saúde”.

Oposição cínica e sem alternativa

Ao refletir sobre o escândalo do Metrô de São Paulo que envolve um esquema de milhões em desvio de recursos públicos, Renato Rabelo diz que “justo aqueles que sempre foram os defensores da moralidade e da ética na política, foram pegos agora 'com a mão na botija'. Além disso, a mídia, nesse caso, só comprova o que temos dito: ela é um partido de oposição e tem feito uma cobertura maneirada desse grande escândalo”, disparou Renato.

“Honestidade para quem cara-pálida?”, questionou o dirigente comunista ao dizer que esse sim é o maior escândalo de corrupção já visto no Brasil. “Agora fica fácil entender o porquê do metrô de São Paulo se encontrar em um estágio tão atrasado. São 20 anos de conluio, três governos do PSDB de desvios, que só beneficiaram os interesses dos tucanos. Com certeza eles não ouviram a voz do povo”, ponderou Renato.

O presidente do PCdoB também criticou a blindagem dos tucanos pela Assembleia Legislativa de São Paulo e pela mídia e destacou que "somente no estado de São Paulo, os tucanos impediram a institucionalização de cerca de 70 CPIs. Ou seja, estamos diante de uma oposição cínica e sem alternativa".

“A situação atual do Brasil mostra que, diferentemente da postura das últimas gestões dos governos tucanos, a presidenta Dilma sim ouviu a voz das ruas e está atendendo ao chamado do povo. Começamos com a proposta da reforma política, chegamos à educação e à saúde e com certeza alcançaremos ainda mais conquistas”, finalizou.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Nenhum comentário: