Total de Visitas

15 de julho de 2013

Banco de leite.

O Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite Humano do mundo,
reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

O leite humano é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarréia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Para garantir o leite materno a bebês cujas mães não podem amamentar, foram criados em todo país os Bancos de Leite Humano. Eles recebem, pasteurizam e distribuem o leite para as crianças internadas em unidades neonatais. O Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite Humano do mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ações coordenadas, pesquisa e desenvolvimento tecnológico reduzem custos operacionais e garantem o padrão de qualidade. Em todo Brasil, os procedimentos executados nos Bancos de Leite Humano são supervisionados pela Vigilância Sanitária dos Estados e Municípios e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todos os processos foram validados pelo Centro de Referência Nacional, instalado no Instituto Fernandes Figueira - Fundação Oswaldo Cruz-, que há duas décadas trabalha no campo da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico.

Toda mulher saudável, com excesso de leite e que não usa medicamentos que impeçam a doação pode contribuir. O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído aos hospitais.
Como preparar o frasco para coletar o leite humano?

• Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;

• Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

• Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

• Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

• Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

• Você poderá usar quando estiver seco.

Como se preparar para retirar o leite humano (ordenhar)?

O leite deve ser retirado após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias. Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações:

• Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

• Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

• Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

• Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.
Como guardar o leite retirado para doação?

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, um novo recipiente esterilizado deve ser usado.O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

Fonte:
Rede Nacional de Bancos de Leite Humano

Nenhum comentário: