Total de Visitas

19 de setembro de 2013

ATUAÇÃO CONJUNTA
SindMetal se reúne com secretária de Saúde para cobrar fortalecimento da atuação do Cerest AmparoPara o Sindicato, fortalecer o Cerest é fundamental na prevenção a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na região.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), José Francisco Salvino, o Buiú, se reuniu com a secretária de Saúde de Amparo, Michele Rosin, e com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, João Augusto Alamino de Souza Campos, no último dia 11 de setembro, para tratar do planejamento de ações do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e alinhar uma ação conjunta de atuação.

O Sindicato entende como fundamental o papel efetivo do Cerest na prevenção e tratamento de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O SindMetal faz parte do controle social do órgão e tem trabalho, ao longo dos anos, pelo fortalecimento do trabalho de fiscalização às empresas da região no combate às más condições de trabalho.

“Temos muitas empresas na região que desrespeitam as normas de saúde e segurança do trabalhador e colocam em risco a vida e a integridade de seus funcionários. Vimos recentemente acidentes fatais acontecendo em empresas da região. Queremos apoiar e reforçar o trabalho do Cerest para que isso não venha mais a acontecer e o trabalhador possa cumprir sua jornada e voltar para sua família em segurança”, explica Buiú, deixando claro que esta atuação deve ser em favor de todos os trabalhadores, independente de qual categoria ele pertença.

A secretária de Saúde de Amparo disse que a administração fará o possível para reforçar o trabalho do órgão, principalmente em relação à prevenção. “Quanto menos acidentes e doenças de trabalho acontecerem menos sobrecarregada ficará a rede pública de saúde. Nosso foco deve ser a prevenção”, ressaltou Michele Rosin.
Também participaram da reunião ocorrida na Prefeitura de Amparo o diretor de Saúde do Sindicato, Tiago Maestro de Souza, o engenheiro de Saúde e Segurança do Trabalho da entidade, Eduardo Martinho Rodrigues, o assessor do SindMetal, Carlito Rodrigues, além do representante do Cerest, Luciano, e do supervisor geral de Saúde, dr. José Eduardo Petri.

A reunião definiu que haverá encontros mensais entre os órgãos participantes para debater um trabalho conjunto no órgão. A próxima reunião será realizada no dia 9 de outubro.

SAIBA MAIS SOBRE O CEREST AMPARO

O CEREST Amparo conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo, enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, engenheiro e técnico de segurança do trabalho e os agentes administrativos.

Oferece acompanhamento médico e psicológico, além de outras formas de tratamento como terapia, acupuntura, Lian Cong e grupos terapêuticos para a assistência à saúde e bem-estar dos trabalhadores vitimados por acidentes ou doenças do trabalho.

O serviço, que foi inaugurado em 2004, é hoje referência técnica para 16 outros municípios da região, abrangendo uma área de mais de 500 mil habitantes.

O trabalho é direcionado para:

Vigilância: vistorias dos postos de trabalho nas empresas e investigação dos acidentes de trabalho graves, fatais e com menores de 18 anos;

Educação: palestras, eventos, capacitações direcionadas para as empresas e trabalhadores em geral, profissionais da saúde e escolas profissionalizantes;

Assistência: acompanhamento médico, psicológico, fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem.

O CEREST atende todos os trabalhadores, independentemente do vínculo empregatício, que apresentem problemas de saúde que possam ter sido causados ou agravados pelo trabalho (acidentes ou adoecimento).

CEREST – AMPARO

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Rua Prudente de Moraes nº 286
(19) 3808-5327

Nenhum comentário: