Total de Visitas

14 de novembro de 2013

Renato: O internacionalismo é uma das bases da luta do PCdoB

Com a presença de 52 partidos, 89 delegações estrangeiras e mais de uma centena de lideranças comunistas de todo o Brasil, começou, nesta quarta-feira (13), em São Paulo, o Seminário "Tendências da Situação Internacional". O evento é uma realização da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB e tem como objetivo debater os impactos da crise sistêmica do capitalismo, a ofensiva imperialista e a resistência dos povos.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho no 13º Congresso do PCdoB


A Rádio Vermelho foi conferir de perto os debates e conversou com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. Ele destacou que “o seminário reúne representantes de todos os continentes do mundo em torno da atual geopolítica e dos desafios em curso. O encontro também debate a forte resistência dos povos e nações, o que só fortalece a luta pelo socialismo no mundo”.

E completou: "Esse seminário se converte em um espaço para discussão fraterna e profunda acerca da situação internacional contemporânea. Sobretudo, as grandes mudanças no quadro de forças no panorama internacional, naquilo que se convencionou denominar como a transição em curso no mundo. Estas mudanças têm dimensões geopolíticas, econômicas, científicas e tecnológicas, culturais-ideológicas, dentre outras. Vamos procurar nos referir a algumas delas nesta contribuição".

O dirigente comunista acrescentou que a crise em curso acentua os traços de decadência histórica do capitalismo. “Esse é um momento para expor questões que o Partido considera importantes sobre esse debate, que já existe no seio do movimento comunista. Questões vinculadas ao debate sobre a atual geopolítica, o mundo em transição, envolto em uma grande crise que não dá sinal de resolução e a ofensiva imperialista”.

Segundo ele, o movimento comunista no mundo é um movimento em formação, em desenvolvimento, que reúne diversas frentes com um objetivo: luta por um mundo avançado, nos qual as bases sociais serão o socialismo. “Essa efervescência é muito importante para cimentar o debate de ideias, uma ação que o PCdoB acredita ser fundamental para a luta em curso”. 

Ao fim da entrevista, o presidente do PCdoB reafirmou que “o capitalismo já provou que não é capaz de assegurar desenvolvimento econômico, progresso social, democracia, soberania nacional”. E mais: “Para enfrentar a atual geopolítica entendemos ser necessário fomentar uma nova correlação de forças no mundo”.

Renato Rabelo também falou sobre a ofensiva imperialista no mundo e destacou que "a resolução de conflitos pela guerra volta a ser uma tendência na situação internacional. Ações de mudanças de regime disfarçadas de motivações supostamente humanitárias têm sido cada vez mais frequentes no cenário internacional recente. Basta ver o que ocorreu na Líbia e o que ocorre na Síria".

*Foto Clécio Almeida

Nenhum comentário: