Total de Visitas

29 de março de 2012

Diretor e engenheiro de saúde e segurança do SinMetal retornam à Manutec (Amparo)

Sindicato retornou à empresa para verificar se adequações às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho relacionadas à saúde do trabalhador foram feitas. 
A Manutec Instalações Elétricas, de Amparo, recebeu, na última terça-feira, 27, a segunda visita dos representantes do SindMetal, que foram à empresa verificar o cumprimento das melhorias e adequações negociadas com a empresa na inspeção anterior.

O diretor de Saúde e Segurança do SindMetal, Antonio Rodrigues da Silva (Macalé) e o engenheiro de Saúde e Segurança, Eduardo Martinho Rodrigues, haviam definido algumas necessidades de adequação às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho relacionadas à saúde do trabalhador.

A empresa, com a participação dos cipeiros da fábrica, apresentou avanços e ainda deverá cumprir algumas ações. São elas:

a) Revisão das ordens de serviço de segurança do trabalho (O.S), nos termos da NR 01, por função existente no quadro técnico, contemplando o detalhamento das atividades, tanto para serviços internos quanto para serviços externos. Após a revisão das Ordens de Serviços, os trabalhadores serão reciclados.

b) O PPRA – conforme NR 09 e o PCMSO NR 07 - vai ser complementado com análises qualitativas e quantitativas para o uso de produtos químicos e para vibrações pelo emprego de ferramentas elétricas portáteis. Em relação às substâncias químicas, o Sindicato ponderou da necessidade de que as Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos atendam ao padrão estabelecido pela NBR 14725, e a empresa irá verificar a correção junto aos seus fornecedores.

c) Para o PPRA, será detalhado o prazo de execução do cronograma de ações com treinamentos a serem implementados tanto para os serviços internos quanto para serviços externos, durante a realização da SIPAT, em Junho de 2012.

d) Em relação ao trabalho com instalações elétricas, a empresa concluiu o treinamento para a NR 10, de 40 horas, e conforme solicitado pelo sindicato os funcionários passarão a ter essa condição consignada no sistema de registro de empregados da empresa.

e) Até outubro de 2012, segundo informado pela empresa, serão concluídos os ajustes em relação à NR 24 – instalações sanitárias, e, em relação ao vaso de pressão, este equipamento foi desativado e substituído por outro sistema de pressurização de ar.

O retorno previsto pelo sindicato para a terceira visita de orientação e verificação das evidências para os pontos acima será a partir de Outubro deste ano.

POR: BRUNO FELISBINO

Nenhum comentário: