Total de Visitas

4 de maio de 2012

Plenárias estaduais debatem emancipação da mulher

Comunistas de diversas capitais brasileiras realizam nesta sexta-feira (4) e sábado (5) plenárias estaduais para debater o documento base da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília. As mobilizações deste sábado serão realizadas em São Paulo, Pernambuco e Goiás.

A violência contra a mulher, o machismo, o cerceamento da participação de mulheres nas instâncias de poder e a descriminalização do aborto estão entre os temas que serão debatidos. Segundo a secretária nacional da Questão da Mulher, Liège Rocha, a conferência é um evento de todo o Partido e deverá contar com a participação de homens e mulheres comunistas.

Salvador 

Em Salvador, os debates acontecem nesta sexta (4), no Hotel The Plaza, em Ondina. O Comitê do PCdoB da capital baiana mobilizou comunistas de todos os cantos da cidade para o evento. A plenária estadual acontece no próximo dia 12 de maio, também na capital baiana.

Pernambuco

No sábado (5), militantes e filiados do PCdoB Pernambuco se reúnem a partir das 9 horas, no bloco G da Unicap. Durante o procedimento de mobilização, 37 cidades participaram do processo de discussão através das 22 cidades que realizaram a plenária municipal. Neste processo, 1500 pessoas estiveram envolvidas com as atividades, elegendo 350 delegados e delegadas que representaram os diversos comitês distritais e bases do Partido na Conferencia Estadual. 

São Paulo

Também no sábado (5) será realizada, na Assembleia Legislativa, às 9 horas, a plenária estadual do PCdoB-SP. Em preparação para este evento foram realizadas inúmeros encontros pelo estado para debater o tema e eleger delegados. De acordo com a organização da conferência, estima-se que sejam mobilizados cerca de 250 participantes vindos das principais cidades de São Paulo. 

Goiás

Em Goiás, a plenária ocorrerá também nesta sábado (5), no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, a partir das 9 horas. Em vários municípios foram realizados debates do documento base que aborda questões e entraves à emancipação das mulheres, aprofunda as reflexões teóricas sobre os caminhos percorridos pelas mulheres na construção de sua emancipação.

Ceará 

No Ceará, a Conferência Estadual será no dia 12 de maio, em Fortaleza, com a presença confirmada da Secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Liège Rocha.

Outros estados

No estado do Amazonas, a etapa estadual da conferência Nacional aconteceu no domingo (29), o encontro teve participação de 314 delegados, sendo 192 da capital e 122 do interior. 

Mais de 100 militantes comunistas também participaram no último sábado (28), em Florianópolis, da etapa catarinense da conferência sobre a Emancipação da Mulher no estado.


Da redação,
com informações dos estados

Nenhum comentário: